A RELAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL: PERCEPÇÃO DO USO DE PSICOFÁRMACOS NA POPULAÇÃO EVANGÉLICA
relationship between spirituality and mental health: Perception of psychoactive drugs use in the evangelical population
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p170-186Palavras-chave:
psicofármacos, Espiritualidade, saúde mentalResumo
O estudo teve como objetivo analisar a relação entre espiritualidade e saúde metal e explorar a percepção do uso de psicofármacos na população evangélica do Estado da Paraíba. Utilizando uma abordagem transversal quantitativa e descritiva, a pesquisa contou com 150 participantes selecionados por conveniência. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico no Google Forms®, sendo analisados no Microsoft Excel®️ 2013. O estudo contextualiza o surgimento histórico do público-alvo, destacando a importância do pensar farmacológico no tratamento de sofrimento psíquico e validando a espiritualidade como uma dimensão humana. A pesquisa revela predominância feminina (73,3%), faixa etária entre 18 a 29 anos (52%), e 32,7% com ensino superior incompleto. A filiação religiosa majoritária é à Assembleia de Deus (38%), e 23,3% têm renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. Os resultados indicam que 70,7% têm conhecimento sobre psicofármacos, com 26% relatando uso ao longo da vida. Nota-se um índice elevado (11,7%) de obtenção sem prescrição médica. A diversidade religiosa no Brasil desafia conclusões, com um notável crescimento da fé evangélica. Quanto à psicoterapia, 34,7% já a realizaram, mas 82% ouviram que não é necessária devido à Bíblia, revelando um preconceito associado aos psicólogos. Sobre a correlação entre doenças psicológicas e espiritualidade, 78,7% afirmaram que há, enquanto 38,7% acreditam em influência de espíritos malignos. O estudo destaca o aumento dos casos de depressão (18% de 2005 a 2015) e a crença de 24% de que a cura ocorre apenas por meio da oração. Em geral, há uma prevalência percebida da eficácia de psicoterapia e psicofármacos, apesar da resistência e desafios de acessibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.