EFFECT OF THE COVID-19 PANDEMIC ON CONGENITAL SYPHILIS NOTIFICATIONS IN BRAZIL
efeito da pandemia de covid-19 nas notificações de sífilis congênita no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p16-25Palavras-chave:
COVID-19, Prenatal Care, Treponemal infections, Syphilis, Congenital, Unified Health SystemResumo
A sífilis é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível e infectocontagiosa sistêmica causada pela bactéria anaeróbica Treponema pallidum, subespécie pallidum. Com o advento da pandemia de COVID-19, ocasionada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, observou-se um impacto na realização de consultas e exames de pré-natal. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar o efeito da pandemia de COVID-19 nas notificações de sífilis congênita no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com coleta de dados realizada entre março e junho de 2023, cujas informações referentes às notificações de sífilis congênita ocorridas entre 2018 e 2021 foram extraídas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e disponibilizadas na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Os dados foram agrupados em dois biênios: 2018-2019 (período pré-pandêmico) e 2020-2021 (período pandêmico). Utilizou-se estatística descritiva e variação percentual para a análise dos dados. Os resultados mostraram que, no período entre 2018 e 2021, 84.698 casos de sífilis congênita foram notificados no Brasil, com predomínio de casos no período anterior à pandemia (n= 51.174; 60,4%). Houve uma tendência decrescente das notificações no Brasil durante a crise sanitária, com variação percentual negativa de 34,4, e com destaque para as regiões Centro-Oeste (variação percentual = - 5,2) e Norte (variação percentual = - 4,6). A caracterização sociodemográfica e assistencial foi similar entre os períodos pré-pandêmico e pandêmico. Concluiu-se que houve uma redução nos casos notificados de sífilis congênita, indicando uma possível subnotificação dos registros desse agravo nas distintas macrorregiões do Brasil, potencialmente relacionada à baixa adesão das gestantes ao pré natal durante a pandemia de COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.