ACCESSIBILITY APP: FACILITATING COMMUNICATION BETWEEN HEALTHCARE PROFESSIONALS AND THOSE WITH HEARING IMPAIRMENT AND DEAFNESS

Aplicativo de acessibilidade: facilitando a comunicação dos profissionais de saúde frente à deficiência auditiva e surdez

Autores

  • Juliana Machado Amorim
  • Vilma Felipe Costa de Melo FACENE
  • Carolina Santiago Silveira Polaro Araújo
  • Saulo Felipe Costa FAMENE
  • Frederico Augusto Polaro Araújo Filho
  • Thales Brindeiro Lacet Viégas

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p98-104

Palavras-chave:

Hearing deficiency, Communication, Deafness, Healthcare professional

Resumo

Sendo a comunicação o principal meio de interação nos atendimentos de saúde, é essencial estabelecer qualidade no diálogo entre os profissionais e seus clientes. Considerando que a barreira de comunicação dificulta a interação profissional-cliente, o presente estudo, objetivou desenvolver um aplicativo para facilitar a comunicação entre os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e os deficientes auditivos e surdos. Trata-se de uma pesquisa exploratória metodológica com abordagem quantitativa. Realizada em 13 Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário III de João Pessoa-PB, com amostra composta por 72 participantes de uma população de 255 profissionais em saúde, CAAE 13034819.0.00005179. Critério inclusivo: toda equipe multiprofissional em atuação, nas unidades com usuários deficientes auditivos e surdos. Teve-se como instrumento, um questionário semiestruturado acerca do conhecimento da deficiência auditiva e surdez, da dificuldade e das estratégias de comunicações dos profissionais para com o referido público, da observação dos aspectos biopsicossociais, da necessidade do uso de intérprete de Libras durante o atendimento, da importância de criação de um instrumento tecnológico para facilitar a comunicação. Os dados serviram como diagnóstico situacional para construção do aplicativo. Análise realizada através de cálculos estatísticos, discutidos e correlacionados com a literatura disponível. Verificou-se que 88% dos profissionais não recebem orientações para atender surdos ou deficientes auditivos, e que 96% destes profissionais consideram importante a utilização de um instrumento tecnológico que facilite a comunicação nos atendimentos com surdos e 94% com clientes deficientes auditivos. Diante disso, criou-se o aplicativo e a versão impressa (cartilha), para auxiliar os profissionais nas estratégias de atendimento mais acolhedor e eficaz. Observa-se que, em decorrência da falta do preparo da maioria dos profissionais em relação ao processo de inclusão, a criação do aplicativo e da cartilha, são ferramentas que contribuirão para a melhoria da comunicação cliente-profissional, gerando maior eficácia na qualidade dos serviços de saúde.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Amorim, J. M., Melo, V. F. C. de, Araújo, C. S. S. P., Costa, S. F., Araújo Filho, F. A. P., & Viégas, T. B. L. (2025). ACCESSIBILITY APP: FACILITATING COMMUNICATION BETWEEN HEALTHCARE PROFESSIONALS AND THOSE WITH HEARING IMPAIRMENT AND DEAFNESS: Aplicativo de acessibilidade: facilitando a comunicação dos profissionais de saúde frente à deficiência auditiva e surdez . Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 23(1), 98–104. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p98-104

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

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