ACCESSIBILITY APP: FACILITATING COMMUNICATION BETWEEN HEALTHCARE PROFESSIONALS AND THOSE WITH HEARING IMPAIRMENT AND DEAFNESS
Aplicativo de acessibilidade: facilitando a comunicação dos profissionais de saúde frente à deficiência auditiva e surdez
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p98-104Palavras-chave:
Hearing deficiency, Communication, Deafness, Healthcare professionalResumo
Sendo a comunicação o principal meio de interação nos atendimentos de saúde, é essencial estabelecer qualidade no diálogo entre os profissionais e seus clientes. Considerando que a barreira de comunicação dificulta a interação profissional-cliente, o presente estudo, objetivou desenvolver um aplicativo para facilitar a comunicação entre os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e os deficientes auditivos e surdos. Trata-se de uma pesquisa exploratória metodológica com abordagem quantitativa. Realizada em 13 Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário III de João Pessoa-PB, com amostra composta por 72 participantes de uma população de 255 profissionais em saúde, CAAE 13034819.0.00005179. Critério inclusivo: toda equipe multiprofissional em atuação, nas unidades com usuários deficientes auditivos e surdos. Teve-se como instrumento, um questionário semiestruturado acerca do conhecimento da deficiência auditiva e surdez, da dificuldade e das estratégias de comunicações dos profissionais para com o referido público, da observação dos aspectos biopsicossociais, da necessidade do uso de intérprete de Libras durante o atendimento, da importância de criação de um instrumento tecnológico para facilitar a comunicação. Os dados serviram como diagnóstico situacional para construção do aplicativo. Análise realizada através de cálculos estatísticos, discutidos e correlacionados com a literatura disponível. Verificou-se que 88% dos profissionais não recebem orientações para atender surdos ou deficientes auditivos, e que 96% destes profissionais consideram importante a utilização de um instrumento tecnológico que facilite a comunicação nos atendimentos com surdos e 94% com clientes deficientes auditivos. Diante disso, criou-se o aplicativo e a versão impressa (cartilha), para auxiliar os profissionais nas estratégias de atendimento mais acolhedor e eficaz. Observa-se que, em decorrência da falta do preparo da maioria dos profissionais em relação ao processo de inclusão, a criação do aplicativo e da cartilha, são ferramentas que contribuirão para a melhoria da comunicação cliente-profissional, gerando maior eficácia na qualidade dos serviços de saúde.
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