ASSISTÊNICIA ESPECIALIZADA À MULHERES/MENINAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: PERFIL DOS ATENDIMENTOS
specialized assistance for women/girls victims of sexual violence: service profile
Palavras-chave:
Delitos sexuais, Serviços de saúde, Violência contra a Mulher, Violência de gêneroResumo
A violência sexual contra mulheres configura-se em grave problema de saúde pública. Mundialmente, uma em cada oito mulheres/meninas sofreram estupro ou agressão sexual antes dos 18 anos, o que representa mais de 370 milhões de pessoas. Logo, conhecer o perfil epidemiológico dos abusos pode colaborar para intervenções mais efetivas, direcionadas à reais especificidades dos casos e das vítimas. Assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar os casos de violência contra mulheres/meninas registrados em um Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS) em um Estado da Amazônia Legal no período de 2015 a 2023. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, do tipo série temporal e base documental, aprovada por Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CAAE 72696123.5.0000.5519). O SAVIS realizou 2.005 (100%) atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual de 2015 a 2023, sendo 2022 o ano com maior número de registros (333;16,6%). Ao longo de nove anos, 1.845 (92%) mulheres foram estupradas, 110 (5,5%) assediadas e 11 (0,55%) crianças submetidas à pornografia. A maioria dos abusos (1.453; 72%) ocorreu em ambiente doméstico. Em relação à faixa etária, a maior ocorrência foi em mulheres de 10 a 14 anos (1.021;50,4%). Na capital pesquisada, assim como em outros cenários nacionais e internacionais, a violência sexual vitimiza prioritariamente mulheres jovens. A maioria dos agressores é do sexo masculino e conhecido pelas vítimas. Conclui-se que são imprescindíveis políticas públicas direcionadas a prevenção da violência sexual contra mulheres, bem como serviços especializados para atendimento das vítimas, corroborando acolhimento e humanização a essas pessoas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.






