CHELATING ACTIVITY OF EDTA AND CHITOSAN IN ENDODONTIC TREATMENT: A SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS
atividade quelante do edta e quitosona em tratamento endodôntico: uma revisão sistemática e metanálise
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p105-119Palavras-chave:
EDTA, Chitosan, Ethylenediaminetetraacetic acid, Systematic reviewResumo
Esta revisão sistemática e metanálise (MA) objetivou comparar a eficácia entre a solução do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) (15-17%) e quitosana (CH) (0,04-1%) na irrigação final do tratamento endodôntico em estudos in vitro. A busca eletrônica foi realizada em seis plataformas científicas, através de uma chave de busca contendo termos MeSH, conceitos suplementares e termos livres. A estratégia de busca PICOS foi: População (P): dentes humanos submetidos ao tratamento endodôntico; Intervenção (I): solução irrigante à base de EDTA; Comparação (C): solução de CH; Desfecho (O): nível de atividade quelante; e Tipo de Estudo (S): estudos in vitro. O risco de viés foi avaliado em 14 parâmetros e as MA pelo Software RevMan. A média, desvio padrão e o número total de amostras foram usadas para calcular a diferença média padrão em um intervalo de confiança de 95%, de acordo com um modelo de efeito randômico. A heterogeneidade foi avaliada pelo índice I2. Assim foram avaliados 22 estudos dos 2.568 artigos selecionados, sendo 7 submetidos à MA. O risco de viés foi considerado baixo para todos os estudos. Três MA avaliaram a concentração de íons cálcio, penetração do cimento nos túbulos dentinários e microdureza Knoop, para todas não foi observada diferença significativa entre as soluções de irrigação final. De acordo com esta revisão sistemática e MA, a irrigação final do tratamento endodôntico com solução de EDTA apresenta atividade quelante similar à CH, baseado em estudos in vitro com baixo risco de viés.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.