ADAPTAÇÕES EVOLUTIVAS NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO: REVISÃO DE ESCOPO
evolutionary adaptations in the stomatognathic system: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p47-66Palavras-chave:
Adaptação fisiológica, Evolução biológica, Sistema estomatognático, Odontologia, Evolução humanaResumo
Realizar uma revisão de escopo sobre as principais adaptações evolutivas ocorridas no sistema estomatognático na evolução humana. A metodologia qualitativa, baseada no protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI), visa mapear sistematicamente evidências sobre um tema, conectando diferentes contextos. Esta revisão de escopo seguiu cinco etapas: identificação da questão, busca e seleção de estudos relevantes, análise de dados e síntese dos resultados. As principais alterações evolutivas no sistema estomatognático incluem a redução dos maxilares e dentes, especialmente dos terceiros molares, devido à transição para uma dieta processada. A fusão precoce da sínfise mandibular e o mento proeminente em Homo sapiens estão associados a fala e seleção sexual. A dieta influenciou a microbiota bucal, morfologia dentária e biomecânica mastigatória. Futuros estudos devem integrar genética e novas tecnologias para explorar essas adaptações, ressaltando o impacto da dieta moderna em problemas como cáries e maloclusão. Essas alterações têm importantes implicações para a odontologia contemporânea, auxiliando na prevenção de doenças bucais e no tratamento ortodôntico, além de fornecer insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias eficazes de cuidado dentário e na educação sobre a importância da evolução para a saúde bucal. Os resultados desta revisão de escopo responderam à pergunta norteadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.