ESTRESSE NA COMUNIDADE ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR: ASSOCIAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, COMPORTAMENTAIS E CLÍNICAS
stress in the higher education academic community: association between sociodemographic, behavioral and clinical characteristics
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p67-79Palavras-chave:
Estresse, Universidade, Docentes, EstudantesResumo
Os fatores estressantes da rotina acadêmica afetam a qualidade de vida e a saúde mental de docentes e discentes. Diante disso, buscou-se verificar a associação entre o estresse percebido e as variáveis sociodemográficas, comportamentais e clínicas da comunidade acadêmica de instituições de ensino superior, por meio de um estudo quantitativo, analítico, de corte transversal, a partir da aplicação de um questionário online. O estresse percebido foi analisado por meio da Escala de Estresse Percebido (PSS-14). A amostra contou com 486 participantes, sendo 71,1% discentes e 28,9% docentes. Para análise estatística, foram utilizados os testes T de Student para amostras independentes ou a Análise de Variância (ANOVA), conforme o número de categorias. Os resultados revelaram uma alta percepção do estresse por parte da comunidade acadêmica quando comparada à população geral, com os maiores níveis de estresse associados a fatores sociodemográficos, comportamentais e clínicos importantes. Entre eles: gênero feminino, idade entre 17 e 29 anos, cor preta, estado civil solteiro, renda menor que um salário mínimo, ser discente, consumir álcool mais de quatro vezes por semana, dormir menos de cinco horas por dia, ser tabagista, ser obeso, ser sedentário ou ter doença psiquiátrica ou crônica diagnosticada. Diante disso, espera-se que esse estudo forneça dados para a implementação de programas de promoção e prevenção relacionadas à redução dos impactos do estresse na saúde mental da comunidade acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.