SOROLOGIA IGM ANTI-DISSACARÍDEO SINTÉTICO COM OCTIL LIGADO À ALBUMINA DO SORO HUMANO
igm serology against octyl-linked synthetic disaccharide in human serum albumin
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p187-196Palavras-chave:
Hanseníase, Imunoensaio, ND-O-HSA, Glicolipídio fenólico-IResumo
A sorologia anti-PGL-I (Glicolipídio fenólico-I) é um exame laboratorial complementar ao diagnóstico de hanseníase utilizado em pesquisas, detecta a presença da imunoglobulina do tipo IgM específica para o glicolipídio encontrado na superfície do M. leprae. Para sua aplicação é importante entender os procedimentos envolvidos no desenvolvimento da técnica. O objetivo desse trabalho foi descrever a fundamentação teórica e a prática da sorologia IgM anti ND-O-HSA; relatar a comparação de imunoensaios e os principais achados referentes ao uso do antígeno. Foi realizada uma revisão bibliográfica, abrangendo artigos científicos publicados no período de 2011 a 2023. As buscas foram conduzidas nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando descritores em línguas portuguesa e inglesa, relacionados à Hanseníase e à sorologia anti-PGL-I. Os 22 artigos selecionados neste estudo fornecem uma visão abrangente sobre o antígeno PGL-I, sua interação com células hospedeiras e a estrutura do dissacarídeo sintético ND-O-HSA. Na discussão dos procedimentos adotados nos ensaios apresentados, foram identificadas disparidades no desenvolvimento de algumas etapas e nas soluções utilizadas. Adicionalmente, as finalidades de cada investigação, ao empregar o imunoensaio, foram delineadas, juntamente com as respectivas conclusões sobre o uso do antígeno sintético. Ao utilizar o antígeno ND-O-HSA, a sorologia IgM anti-PGL-I é uma ferramenta importante no diagnóstico e no monitoramento da Hanseníase, pois oferece uma alternativa sensível e específica. No entanto, há variações nos procedimentos entre os estudos revisados, indicando a necessidade de padronização e o aprofundamento das investigações nessa área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.