ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO DA LITERATURA
multidisciplinary care in the treatment of diabetic foot: a literature review
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Pé diabético, Fatores de riscoResumo
O pé diabético é uma lesão crônica associada à neuropatia diabética e à doença arterial periférica, caracterizando-se por acometer os membros inferiores em decorrência do descontrole do diabetes mellitus (DM), constituindo um dos principais fatores de amputações não traumáticas no mundo. A abordagem dessa condição deve ser integrada e especializada, visando à reabilitação funcional da extremidade afetada. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da assistência multidisciplinar no tratamento do pé diabético, destacando seus benefícios na prevenção de complicações e na reabilitação dos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em cinco bases de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE, IBECS e PubMed/MEDLINE, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizaram-se os descritores “Úlcera no pé” e “Equipe multidisciplinar”, combinados pelo operador booleano “AND”, tendo uma análise de dados descritiva. Foram selecionados 10 artigos originais para a amostra final, publicados entre 2020 e 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os resultados evidenciam que a atuação interdisciplinar da equipe multidisciplinar está associada a desfechos clínicos significativos, incluindo a redução das taxas de amputações maiores e menores, a diminuição do tempo de internação, a aceleração do processo de cicatrização e a redução dos custos hospitalares. Os achados reforçam que a atuação integrada entre profissionais de diferentes áreas da saúde, como enfermagem, cirurgia vascular, podologia, nutrição e fisioterapia, é fundamental não apenas para a definição do tratamento terapêutico, mas também para o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao paciente. Conclui-se que a atuação multiprofissional é determinante para uma abordagem segura e holística do paciente com pé diabético, devendo o tratamento basear-se em um modelo colaborativo que integre as características clínicas do indivíduo, com foco preventivo, educativo e reabilitador.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.






