ANÁLISE DA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O CASO DA HISTOLOGIA

Analysis of the effectiveness of implementing active methodologies in higher education: An integrative review on the case of histology

Autores

  • Juliana Machado Amorim Famene
  • Saulo felipe costa FAMENE
  • Carolina Santiago Silveira Polaro Araújo Famene
  • Vilma Felipe Costa de Melo Famene
  • Cletiane Medeiros Costa de Araújo UFPB
  • Frederico Augusto Polaro Araújo Filho Famene

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n3.p241-258

Palavras-chave:

Abordagem pedagógica renovadora, Aprendizagem Ativa, Desempenho acadêmico

Resumo

O ensino de histologia tradicionalmente utiliza métodos expositivos, mas as metodologias ativas vêm sendo introduzidas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada através da compreensão profunda dos conceitos, retenção mais duradoura do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas. O objetivo dessa revisão integrativa a foi avaliar a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de histologia. A revisão integrativa foi conduzida através de uma revisão extensiva nas bases de dados Capes Periodicos e Lilacs incluindo artigos publicados em inglês e português, entre os anos de 2020 e 2024, utilizando combinações de descritores controlados. Foram encontrados 18 artigos para seleção final, incluindo 11 artigos e excluindo 07 artigos. Os resultados indicaram que as metodologias ativas de ensino contribuem para uma maior retenção de conhecimento e, melhora do desempenho acadêmico. A revisão sugere que a implementação de melhora o desempenho acadêmico e a motivação dos estudantes, embora mais estudos experimentais sejam necessários para confirmar esses achados em contextos variados.

Biografia do Autor

Juliana Machado Amorim, Famene

Mestre. Fonoaudióloga. Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE). João Pessoa – PB.

Carolina Santiago Silveira Polaro Araújo, Famene

Licenciada em Pedagogia (UVA-CE), Especialista em Direito Educacional (IPAE)

Vilma Felipe Costa de Melo, Famene

Doutora. Psicóloga. Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE). João Pessoa – PB.

Cletiane Medeiros Costa de Araújo, UFPB

Bacharel em Ciências Sociais pela UFPB, Mestre em Ciência Política pela UFPE e Doutora em Ciência Política pela UFPE. Atualmente é professora do departamento de gestão pública da UFPB.

Frederico Augusto Polaro Araújo Filho, Famene

Graduando do curso de Medicina (Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE)

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Machado Amorim, J., costa, S. felipe, Santiago Silveira Polaro Araújo, C., Felipe Costa de Melo, V., Medeiros Costa de Araújo, C., & Augusto Polaro Araújo Filho, F. (2025). ANÁLISE DA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O CASO DA HISTOLOGIA: Analysis of the effectiveness of implementing active methodologies in higher education: An integrative review on the case of histology. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 23(3), 241–258. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n3.p241-258

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa

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